28 de nov. de 2008

Pesquisadores encontram maconha mais velha do mundo - G1 / planeta bizarro


'Tijolo' de erva estava em túmulo de sacerdote na China.
Com cerca de 2.700 anos, maconha ainda manteve princípio ativo.

Um grupo de cientistas afirma ter encontrado em uma tumba na China o estoque de maconha mais antigo do mundo. O "tijolo" de 789 gramas de Cannabis sativa desidratada tem cerca de 2.700 anos e foi cultivado "para uso psicoativo", de acordo com pesquisa publicada no "Journal of Experimental Botany", da universidade britânica de Oxford.

Segundo os pesquisadores, a erva foi enterrada ao lado do corpo de um homem caucasiano, possivelmente um sacerdote da chamada cultura Gushi, que habitou a região noroeste da China.

Graças ao clima árido e solo alcalino, a maconha foi preservada. Após análise cuidadosa, os cientistas concluíram que mesmo após quase três milênios, a erva preservou seu princípio ativo.

"Até onde sabemos, essa é a amostra mais antiga que mostra a utilização de canabis como droga", afirma o neurologista Ethan Russo, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores não conseguiram determinar se, à época, a droga era fumada ou ingerida, já que não foram encontrados cachimbos ou outras evidências no túmulo do xamã, que teria morrido com cerca de 45 anos.

"Era comum enterrar as pessoas com objetos e mantimentos que poderiam ser utilizados na vida após a morte", explica Russo.

(matéria enviada pela colaboradora Aliciana)

27 de nov. de 2008

de pamela anderson para barack obama - [http://www.pamelachannel.com]

"ups, apagou... alguém tem fogo aí?"
Pamela Anderson apóia a legalização da maconha. e você?
fotomontagem: kawaii-factory


(trecho da carta aberta da Sra. Pamela Anderson ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama)

"Caro Sr. Obama,

(...)

Acho que devemos legalizar a maconha, fiscalizar e acompanhar, etc. fazendas de Hemp. Isso tornaria as nossas fronteiras menos corruptas e acho que finalmente esta opção também trará mais segurança e acaba salvando as crianças, a longo prazo.

É preciso que sejamos capazes de ter fazendas de cânhamo na América - é uma besteira-. Isso ia criar empregos e ser bom para o ambiente.

(...)

Graças a Deus é um novo dia!"

24 de nov. de 2008

صور حول العالم / fotos de todo o mundo - [abunawaf.com]

رجل دين هندوسي, أو ما يُعرف بإسم "سادو" يقوم بتدخين خشيشة الماريجوانا من خلال أنبوب تقليدي مصنوع من الطين في معبد باشوباتي المقدس في كاتمندو عاصمة المملكة النيبالية, وقد قام آلاف الهندوس من الهند ونيبال بالتجمع في هذا المعبد إحتفالاً بالمهرجان الهندوسي إكراماً للورد "شيفا" في الثامن من مارس

صور حول العالم 13-3

Fotos de todo o mundo, 13-3
Clérigos hindus, ou o que é conhecido como o "Sado" O Khchicp fumar maconha através de um tubo feito de barro tradicional no templo sagrado Pashupati em Katmandu, capital do Reino do Nepal, tem milhares de hindus da Índia e do Nepal para reunir no templo para comemorar o festival hindu em honra do "Shiva "No oitavo de março

do abunawaf.com
teste sincronizado de tradutor do gúgle com gúgle ads internacional

21 de nov. de 2008

bloganja - http://tahemushlegalize.blogspot.com/

o povo! (maconheiroblogueiro)
unido! ...
é gente pra caralho!
e chegando mais...

(indicação de talita morena)

Maconha pode preservar memória na velhice, sugere estudo - oglobo.globo.com

maconha, orgulhosamente apoiando a ... umm ... esqueci!

Cientistas americanos dizem que substâncias presentes na maconha podem ser benéficas para o cérebro à medida que as pessoas envelhecem, reduzindo índices de inflamação e estimulando a formação de novos neurônios.

A equipe, da Ohio State University, em Ohio, nos Estados Unidos, apresentou seu estudo durante uma reunião da Society for Neuroscience na capital americana, Washington.

O trabalho indica que a criação de uma droga legal que contenha certas propriedades similares às da maconha poderia ajudar a prevenir ou retardar a chegada de doenças como o Mal de Alzheimer.

Embora a causa exata desta doença seja desconhecida, acredita-se que uma inflamação crônica no cérebro contribua para a perda da memória.

A intenção dos cientistas é criar uma nova droga cujas propriedades seriam semelhantes às da tetrahidrocanabinol, ou THC, a principal substância psicoativa da planta da maconha - mas sem o efeito inebriante da droga.

Ao lado de nicotina, álcool e cafeína, a THC, quando consumida em moderação, tem demonstrado uma certa eficácia em proteger o cérebro contra inflamações, o que pode se traduzir em uma melhor memória na velhice.

"Não é que tudo o que é imoral seja bom para o cérebro", disse o responsável pela pesquisa, Gary Wenk, da Ohio State University. "Simplesmente, existem algumas substâncias que milhões de pessoas, durante milhares de anos, vêm usando em bilhões de doses, e você está notando que existe um pouco de sinal no meio de todo o ruído".

As pesquisas de Wenk e seus colaboradores já demonstraram que uma droga sintética semelhante ao THC pode melhorar a memória de ratos.

Sua equipe está agora tentando entender como a substância funciona no cérebro.


(clique aqui para ler a matéria completa)

14 de nov. de 2008

dirijo - organização dos professores indígenas mura e raoni valle





vídeo do projeto
yandé anama mura

documentação audiovisual e recuperação do patrimônio imaterial dos pajés e pearas mura
autazes - am

(da programação do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, dica da colaboradora Piu-shi-lah)
- destaque tb para o blog do festival, a cargo do inacreditável multitudo Alvinho Cabral -

13 de nov. de 2008

na rota do kif - revista piauí: carta do Marrocos


"Madame tranqüila", "reggae marroquino", "busca-vidas" são alguns termos da língua franca falada nas verdejantes plantações de maconha que se esparramam pelo norte do Marrocos.

por guilherme russo

No verão, quando bate o sol e sopra um ventinho leve nas baixadas da cordilheira do Rif, no norte do Marrocos, a fragrância que prevalece no ar é de maconha fresca. O povoado de Asar aparece à beira da estrada como a porta de entrada para os verdes campos da erva, que se esparramam por uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados. O viajante que perambula ali está cercado por plantações da “madame tranqüila” por todos os lados. O apelido afetuoso mistura as duas línguas dos principais mercados consumidores, o espanhol e o francês. Fotos de satélite mostram que todo o norte marroquino está tomado pela planta.

12 de nov. de 2008

crescendo na legalidade (em Amsterdam) - MLyra


plantação de 12 pezinhos, as (ladies, como o dono chama) 70% skunk e 30% sativa.. nas redondas de amsterdam.. um jardinzin maroto.

11 de nov. de 2008

Message for Obama - uzi978


a conversa entre Guilhermé e fabio - que agora são amigos e se entendem :D - nos comentários do post maconha e políticos norte-americanos pode ser usada como exemplo da teoria de que tudo é política. lutar para defender o seu ponto de vista é política. aceitar um argumento novo é política. e até não querer saber de política é um ato político.

antes de obama, luis inácio, lenin, trotsky, ou goebbels o filipeta da massa prefere fazer como o camarada uzi978 e ir de Beastie Boys e Eddie: "lute pelo direito de festejar e festeje o direito de lutar!"

6 de nov. de 2008

8th grade (1988) schoolwork - paper


Marijuana should be legalized

"After all, it all narrows down to the one who uses it.
If he/she gets addicted, it's their fault.And also it would also make people happy.
Besides, if it was on the market, and not illegal, then people probably would not use it as much. The FDA has approved marijuana pills to control nausea brought on by anti-cancer medicines, therefore it must be okay.
It's mentally addictive, not physically, so it should be okay because any strong-minded person could use it."

5 de nov. de 2008

maconha e políticos norte-americanos - [http://www.youtube.com/user/harvesteroftruth2]



vc pode ver nesse videozinho (em inglês sem legendas, infelizmente) a relação entre
maconha e políticos norte-americanos. pense uma evolução!

no governo Ronald Reagan, o presidente indicou para a suprema corte Douglas H. Ginsburg, que declarou publicamente já ter fumado maconha e... admitiu o 'erro'.

Severino Clinton, o Bill ficou famoso por "ter fumado maconha, não ter tragado e não ter gostado". fica a dúvida: mas ele não gostou do que, já que não tragou?

já o presidente eleito na madrugada do dia 5 para o dia 6 de novembro de 2008, Barack Obama, conta que "inalou maconha com frequência quando era mais novo. Esse era o ponto". explicando ao interlocutor que era pra isso que fumava, pra inalar. ora porra! :D

o filipetadamassa concorda, esse é o ponto.

por aqui ficamos esperando que a política de descriminalização e o apoio às pesquisas com maconha na medicina - apoiadas por Obama durante a campanha - façam a diferença nos Estados Unidos. e que os legisladores e políticos latinos, que sempre macaquearam o Império, finalmente sigam a onda.

3 de nov. de 2008

antiguidade é posto - blogosfera

blogs com as notícias mais recentes sobre a repressão e a cultura da maconha (e assuntos correlacionados)... por ordem de surgimento na web::

www.unzinho.com
www.filipetadamassa.blogspot.com

http://oglobo.globo.com/blogs/sobredrogas/

1 de nov. de 2008

que países são esses? - com apuração do JB e Deustche Welle

para saber qual o país da imagem de satélite, clique na foto. se quiser aprender sobre a geografia e os costumes locais, cheque esse site.

você que é leitor ligado do filipeta não vai ter problemas em preencher as lacunas dos textos abaixo. no primeiro texto, um país que dá exemplo para o mundo de cidadania na ação policial. no segundo, o uso de drogas causando distúrbio social e preocupação de órgãos ligados ao governo.

Turista francês é preso com maconha (e liberado em seguida por ser considerado usuário pela delegada de plantão) em __________.

___ - Policiais prenderam na madrugada desta terça-feira, o francês Jean Louis Treca Adrami, de 36 anos, funcionário da empresa aérea Air France. Com ele foi encontrada uma trouxinha de maconha em um quiosque na orla de __________, onde estava na companhia de mais quatro amigos.

(leia a matéria completa aqui)

Governo da _______ planeja nova campanha contra turismo das drogas

Autoridades municipais da _______ planejam nova iniciativa para conter turistas que invadem o país para tirar proveito da política local de drogas leves, entre as quais os __________ incluem a maconha.

A Associação _________ de Municípios (___) anunciou nesta semana que realizará uma cúpula sobre drogas leves na terceira semana de novembro. Os participantes debaterão maneiras de desencorajar os turistas em visita à _______ de tirar proveito da política liberal de drogas do país. O encontro também buscará soluções para reduzir a criminalidade relacionada às drogas.


(leia a matéria completa aqui)