4 de jul. de 2008

Origens – Carnaval [San B – 2006]

Não se sabe onde no mundo nasceu o primeiro pé de maconha. Nem, ao certo, onde nasceu o hábito de fumar suas belotas.

San B nasceu em Bonito, agreste pernambucano e vive de música (!) no Recife (!!) há quase vinte anos (!!!).

A expressão “dar doizinho” significando fumar maconha – só ou acompanhado – deve ter nascido numa praia no Rio de Janeiro, e é expressão popular na capital carioca.


Emanuelle Araújo (famosa pelos comerciais da Insinuante e vocais da Banda Eva), Lan Lan (percussão para Cássia Eller, Nando Reis & os Infernais) e Toni Costa (arranjos para Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Nelson Gonçalves, Paralamas do Sucesso, etc.) nasceram na Bahia, mas moram no Rio. E foi lá que nasceu a banda Moinho.

Recentemente tudo isso se juntou na música Carnaval (gravada por San B no independente “Insano” em 2006 e regravada pela Moinho no Cd lançado pela Í-Êm-Mái - por agora - “Hoje de noite”. Clique aqui e baixe a versão original da música.

Aqui você baixa a versão nova baiana

Ou seja, a música com o refrão maconheiro mais grudento do próximo verão foi gravada pela banda que gravou o refrão mais grudento da novela que está no ar (se você não nasceu em Marte – e ainda mora aí – já ouviu em algum televisor: só porque tenho por ela um apreço imenso / ela me esnoba, me esnoba, me esnoba...)

aqui, um trecho da música no show de lançamento do cd




para o futuro, San resume a fuleiragem num pedido lançado aos céus: "Que os deuses da indústria sejam condescendentes com a estética pagã" (risos). a resposta mesmo só vem nos próximos capítulos....

Nenhum comentário: