8 de jun. de 2009

furo canábico de reportagem - luis antonio (por email)


bomba!
o intrépido leitor do filipeta Luis Antonio manda - lá de curitiba - o resultado impressionante de uma dessas pesquisas feitas para entender o grande mistério que será a comercialização de maconha no Brasil (num futuro próximo, na era da maconha legalizada no mundo).

e o resultado é até alentador, indicando que a indústria estabelecida vai ter que rebolar pra comercializar os derivados da nossa plantinha querida (ou santa maria, como a galera do hempadao chama).

você leu/ouviu aqui no filipeta (ou em outro lugar por aí) o que parecia ser mais uma lenda urbana sobre maconha: "(...) mas tem gente que já está preparada caso a legalização seja aceita aqui. desde 1997, a souza cruz registrou a marca 'Marley'. agora fica para o ouvinte imaginar: que produto a empresa de tabaco pretende comercializar com o nome do pai do reggae?"

pois bem. como constatou luis, o pedido de uso da marca se desenrola no Instituto Nacional da Propriedade Industrial desde 1994 (clique na imagem acima para ler todo o histórico). e foi indeferido pelo INPI no ano passado, em 08 de abril de 2008, o uso da marca Marley pela fabricante de cigarros Souza Cruz. pelo que entendi, a pedido da 'REC. Marley (U.K.) LIMITED (GB)' - que deve ser um representante da família de Bob Marley regulando o uso de produtos relacionados ao nome do músico -

desse processo, que é um dos mais emblemáticos casos - na história recente da indústria brasileira - quando falamos do interesse econômico no comércio legal de maconha, o filipeta consegue levantar uma certeza e uma pergunta:

temos (agora ainda mais forte) a certeza de que não vai ser fácil pra indústria entender/cativar/vender o universo maconheiro como o conhecemos.

e quem vai querer comprar um maço de cigarros de maconha* num país onde uns vasos com terra e boas sementes e sol entrando pela janela resolvem vários problemas?


* tirando a gatinha megan (foxy lady) fox que mora naquela terra de comércio fraco, os Estados Unidos... :D (notícia enviada por seed)

2 comentários:

Vinisius disse...

putz vou postar lá o link. duca isso ai.
abçs

neco tabosa disse...

eu vi lá no teu tweeter........
que ainda é uma selva densa pra mim. em breve me arrisco nela :D