1 de jul. de 2009

movimento "18 joint", França 1976


30 anos atrás, alguns agitadores bem intencionados lançaram na França, por intermédio do jornal Libération, o "L'appel du 18 joint" (chamada da ementa[ou baseado] 18).
Essa chamada pedia a despenalização total da maconha, de seu uso, posse, cultura de auto-produção e sua entrada no território francês em quantidade de consumo próprio.
A chamada foi assinada por um futuro astro da política, Bernard Kouchner, pelo presidente da comissão de direitos humanos, Henry Lecler, e por dezenas e dezenas de intelectuais e artistas da época.

Quase 30 anos depois, em 1993, o CIRC - Collectif d’Information et de Recherche Cannabique resolveu reler a chamada de 1976 e acabaram percebendo que o manifesto continuava atual. Partindo dessa, o CIRC resolve relançar essa idéia atrás do "Première journée international d'information sur le cannabis" (Primeiro dia internacional da informação canábica).
Depois de alguns anos de proibição, finalmente foi liberado e estabelecido a data para o 18 de junho, as 18hs. O CIRC tem representações nas maiores cidades da frança(Paris, lyon, tolouse, nancy, montpellier, etc), e organizam o debate sempre no mesmo dia e no mesmo ano. O recorde de público foi batido em 2006, na comemoração de 30 anos do manifesto.
« ce texte n'est pas un appel à la consommation, il vise seulement à mettre fin à une situation absurde. (esse texto não é uma chamada ao consumo, ele visa apenas acabar com uma situação absurda)[aviso do manifesto de 1976, repetido em 2006]

Com os anúncios de Sarcozy de "guerra total às drogas", os problemas relacionados à lei têm aumentado na frança.


*achei dois links pra o manifesto com a lista de assinaturas, em pdf, mas ambos não funcionaram... continuemos tentando.

abaixo, fotos interessantes que mostram um pouco da história do "appel du 18 joint"







faça uma ementa(baseado), não guerra!
por segurança...





assine o l'appel du 18 joint, nunca é tarde
1968-2008: continuam as prisões

Fumante, a maconha precisa de você!
Hoje podemos fumar um baseado com facilidade?




Fumantes, mais cultivo, menos riscos




Na França é proibido dizer que maconha é bom. anulação do artigo L630!






Um comentário:

Leandro disse...

Lindas filipetas!!!! Inspirador!!!!!