13 de jun. de 2008

primo rico X primo pobre (humulus lupulus x cannabis sativa)

quadro de humor da Rádio Nacional / década de 50 (criação de Paulo Gracindo e Max Nunes). na foto, Paulo Gracindo e Brandão Filho

Lúpulo e Maconha:"Qual a sua teoria?"

Por Sergio Vidal,

O Brasil é realmente um país de antagonismos fundados nos pilares da ignorância, preconceito, desrespeito e negligência na divulgação de informações e dados científicos, além é claro, em profundas e históricas desigualdades sociais e econômicas. Um bom exemplo disso são os tratamento diferenciados dados à duas plantas que, na natureza, fazem parte da mesma família.

Só existem dois gêneros de plantas que formam a família Cannabaceae: o lúpulo (Humulus lupulus) e a maconha (Cannabis sativa). O primeiro nunca teve muito destaque na cultura nacional, até se instalarem no país as primeiras famílias imigrantes européias que trouxeram sementes e adaptaram a trepadeira psicoativa ao clima do Sul e Sudeste brasileiro. O segundo, faz parte da tradição brasileira desde o princípio da colonização e sua história junto à humanidade é tão antiga quanto a própria civilização. (...)

link para o artigo completo

Nenhum comentário: