1 de fev. de 2009

Fórum Social Mundial: manifesto pede legalização da maconha - terra e outros blogs

(eu sei, eu sei...você conhece essa faixa de algum lugar... :D é ela mesmo - que foi feita ali em campo grande, recife, pernambuco - pelo neo-canadense big serge, o serjão)

texto de lucy silva / terra

Um grupo de pelo menos quinhentas pessoas participou de uma passeata pela liberação da maconha no Brasil, neste sábado, na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém, capital do Pará, onde acontece o Fórum Social Mundial. A manifestação foi organizada pelo Coletivo Nacional "Marcha da maconha", como forma de preparação para a marcha anual que ocorre no primeiro final de semana de maio em 13 cidades brasileiras. Apesar da proibição do consumo da droga durante a passeata, muitos manifestantes estavam com cigarros nas mãos.

Em clima descontraído e com mudas de plantas alusivas à cannabis e cigarros nas mãos, os manifestantes, a maioria jovens, percorreram todos os espaços da Universidade pedindo a liberação do consumo da droga em todos os seus usos. "Queremos a legalização de todos os ciclos que envolvem a maconha, desde a produção, comercialização e seus usos, inclusive os medicinais, não só os recreativos", defendeu um dos coordenadores do Coletivo, Renato Cinco.


A intenção do movimento, como explica o coordenador, é diminuir o tráfico de drogas no país. "Não podemos acabar com o poder tráfico, isso seria muita pretensão nossa, até porque a maconha não é a droga mais cara, apesar de ser a mais vendida, mas pelo menos diminuir a violência que ele gera", afirmou Cinco.

O movimento de defesa da liberação da maconha começou em 1999 em New York através da ONG "Cures not War". No Brasil chegou em 2002. No ano passado 13 cidades brasileiras, entre elas o Rio de Janeiro, sede do movimento, Porto Alegre e Brasília, organizaram marchas pela liberação da maconha. "Isso mostra o interesse cada vez maior pela legalização em virtude dessa verdadeira guerra que é o tráfico", finalizou.


notícia encontrada nos sites:
entre outros...

2 comentários:

Anônimo disse...

aloha saudações canabicebaceas quem tecla aqui é binho do se liga foi a surpresa a faixa da marcha recife.
quem levou foi eu.

neco tabosa disse...

salve binho!
tô ligado que tu era o enviado especial:D

pelo que eu entendi, gojoba armou mas não pôde ir. mas já dava pra saber que tu representaria bem a galera.

a faixa estar lá foi foda mesmo!

a parada repercutiu até na conversa dos ministros que o blog do gabeira captou e eu reproduzi aqui, viu lá?

vamo que vamo que a marcha não pode parar!