29 de mai. de 2009

Em Londres, Fernando Henrique defende descriminalização das drogas

(charge: benett)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, a descriminalização das drogas como forma de reverter o fracasso da guerra contra entorpecentes em todo o mundo.

O ex-presidente esteve em Londres nessa quinta-feira para participar de um evento da Comissão Latino-Americana para Drogas e Democracia, co-presidida por ele e por outros líderes latino-americanos, como o ex-presidente da Colômbia César Gaviria.

A comissão foi criada em 1998 para levar uma visão latino-americana às discussões da ONU sobre a luta contra as drogas. Entre os integrantes da comissão também estão os escritores Mario Vargas Llosa e Paulo Coelho.

O ex-presidente afirmou ao diário britânico, um dos mais influentes do país, que é chegada a hora para uma "mudança de paradigma" no debate sobre as drogas.

"A guerra contra as drogas é baseada na corrupção. Como as pessoas podem acreditar na democracia se a regra da lei não funciona? Os usuários deveriam ter acesso a tratamento e não à prisão", disse Fernando Henrique.

ESTADOS UNIDOS - Ainda segundo o ex-presidente, o ponto de partida para a mudança na abordagem do problema das drogas está nos Estados Unidos.

"Agora temos uma nova administração, que é muito mais aberta do que antes. E o clima está mudando pela primeira vez em muitos anos. Até nos Estados Unidos se reconhece que há um impasse. Obama já deixou claro que ideia da guerra contra drogas não funciona", disse o ex-presidente ao Guardian.

Na opinião de FHC, a guerra contra drogas "fracassou" apesar dos enormes esforços em lugares como as Colômbia.

"As áreas de plantio de coca não estão diminuindo", disse ele.

O ex-presidente ainda destacou o sucesso do Brasil em reduzir os casos de HIV/Aids, obtido, entre outros fatores, graças à promoção do uso do preservativos.

"Isto é um exemplo de como o comportamento das pessoas pode ser alterado pela educação em vez de repressão", afirmou.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pela tua revoltinha contra quem é contra a legalização da maconha deve ser trauma de ter sido abusado sexualmente por um PM...
Siga em frente cara, o PM axou o papelote na tua bundinha agoranão precisa descontar em todo mundo!
Vire homem e vá comer uma busanha!Seu nóia!

neco tabosa disse...

aê!

Flavio Campos disse...

O PM ai de cima não superou a fase anal... Freud explica...

quilombra dos palmares disse...

Ah..não..nimo!
perdesse tua namorada pra um maconheiro ou ela anda dando pros 2?

Guilhermé disse...

Por isso o blog tá com alerta de conteúdo, vagabundo fica expondo suas fantasias sexuais por aqui...