5 de mai. de 2009

marcha da maconha 2009 - www.soumaisrecife.blogspot.com


repercutindo a marcha da maconha no recife/2009 - 2

Foi "massa". Apesar de não ser usuário, tenho que admitir que a manifestação pela legalização da maconha no Brasil, proibida em outras cidades, ocorreu de forma tranquila e muito bem humorada. A Marcha percorreu as ruas do Recife Antigo no último domingo 3 de Maio de 2009 até a Rua da Moeda aos gritos de "Ai Ai Ai Policia.. Maconha é uma delícia" ou ainda "1,2,3 4 5 Mil, queremos que a maconha legalize no Brasil". Personagens como o Mister M e camisetas que traziam mensagem de apoio e que satirizavam algumas marcas bem conhecidas como "Perdidão" (Perdigão) ou mesmo ErvaLife (HerbaLife) serviram para ratificar o clima descontraído do Evento.

Brincadeiras a parte, o movimento pela liberação da maconha é tão sério quanto polêmico. Por isso, para se construir uma opinião sobre o tema é preciso pesquisar bastante. Para isso há um vasto material disponível gratuitamente na web e, ainda, livros como o "A Maconha" de autoria de Fernando Gabeira e lançado como parte da série Folha Explica, publicado em fevereiro de 2009 pela Folha de São Paulo. "Em linhas gerais, o livro responde às perguntas mais frequentes recolhidas por Gabeira nos debates que participou em torno da elaboração da política nacional de drogas. 'As pessoas querem saber, por exemplo, se a maconha é uma escada para outras drogas, se provoca dependência física e psíquica, se causa perda de neurônios e da memória, e se tem poder medicinal', diz Gabeira." (FolhaOnline)

A polícia, que acompanhou toda a Marcha em Recife, teve uma atitude exemplar e permitiu que esse importante exercício de democracia acontecesse sem maiores contratempos, mas, apesar dos avisos dos organizadores de que ninguém deveria fumar no local, alguns tiveram seus cigarros de maconha apreendidos. Vacilo!!

texto e foto: carlos henrique freitas

Nenhum comentário: